Fim das SCUT: Chega aprova proposta do PS

PSD e o CDS-PP votaram contra e o Governo voltou a insinuar esta quinta-feira que o Chega e o Partido Socialista estão a tentar governar através de entendimentos parlamentares.

A Assembleia da República aprovou  a proposta do PS para a abolição das portagens nas ex-SCUT com os votos a favor de PS, Chega, PCP, BE e Livre e a abstenção da Iniciativa Liberal.

O PSD e o CDS-PP votaram contra e o Governo voltou a insinuar esta quinta-feira que o Chega e o Partido Socialista estão a tentar governar através de entendimentos parlamentares. «Em Portugal, há um Parlamento que legisla e que fiscaliza. Há um Governo que governa e que tem um programa», acusou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

No mesmo dia, André Ventura tinha explicado a sua decisão. «O Chega defendeu em campanha eleitoral, de forma clara e explícita, o fim de todas as portagens. Disse aliás que era uma das propostas mais arrojadas. Foi o compromisso que fizemos: de trabalhar gradualmente para o fim de todas as portagens», lembrando que o partido  procurou consensualizar com o Governo uma calendarização para a descida das portagens – em vez de ser imediata, como propõe o PS – , mas não foi possível chegar a acordo.