O Presidente da República apelou, esta quinta-feira, à participação nas eleições europeias e voltou a chamar a atenção para as dificuldades que a Europa atravessa, considerando que este é um “período particularmente crítico da sua história”.
Marcelo Rebelo de Sousa destaca as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, as alterações climáticas e o populismo como as questões que mais ameaçam a atualidade e que tornam o voto ainda mais importante.
“Dentro de um mês, os cidadãos europeus serão chamados a votar nas eleições para o Parlamento Europeu, para escolherem os eurodeputados que nos representarão nos próximos cinco anos. Trata-se de um momento decisivo para o futuro da União Europeia, em que se dará início a um novo ciclo legislativo e em que somos coletivamente convidados a refletir sobre a Europa que queremos e sobre o futuro de todos, em particular dos mais novos”, lê-se numa mensagem publicada no site da Presidência.
“Na profunda convicção de que juntos, unidos na diversidade, contamos mais do que sozinhos, e de que a Europa é determinante para a nossa estabilidade e prosperidade, mas também dos cidadãos do Mundo, o Presidente da República apela a todas e a todos para que exerçam o seu direito de voto no próximo dia 9 de junho (ou, antecipadamente, no dia 2 de junho)”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República assinala assim o Dia da Europa, esta quinta-feira, sublinhando “a unidade, a diversidade e o espaço de paz e de democracia que é a União Europeia”.