Marcelo pede “tolerância zero” à discriminação no Dia Internacional contra a Homofobia

Presidente considera que a data de hoje é importante de ser celebrada para “dar nota do público compromisso coletivo por uma sociedade mais diversa e contra a discriminação das pessoas LGBTI+”. 

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou, esta sexta-feira, o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com uma mensagem a salientar a importância da inclusão e o combate a todas as formas de discriminação. 

“Quando o desconhecimento ou o preconceito podem gerar ódios e alimentar divisões, torna-se obrigatório sublinhar a mensagem de inclusão e não discriminação associada ao Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, diz o Presidente da República, numa nota publicada no site oficial da Presidência da República.  

Neste sentido, Marcelo considera que a data de hoje é importante de ser celebrada para “dar nota do público compromisso coletivo por uma sociedade mais diversa e contra a discriminação das pessoas LGBTI+”. 

Segundo o Presidente da República, “apesar das cinco décadas passadas sobre abril” de 1974, “trata-se de um apelo atual, preventivo de discursos de ódio, de violência e de normalização de qualquer tipo de discriminação, tanto no espaço público, na escola, no emprego, na saúde, como na esfera privada”. 

“Neste Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, o Presidente da República reforça a mensagem de esperança num país com tolerância zero em relação a qualquer forma de discriminação e de violência”, diz ainda a publicação.