O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, este domingo, a Reprise da Escola de Mafra, como membro honorário da Ordem Infante D. Henrique, pela sua dedicação à equitação militar e ao prestígio das Forças Armadas.
Enquanto falava, no encerramento da 66ª edição da Semana Equestre Militar, na Escola das Armas, em Mafra, distrito de Lisboa, o chefe de Estado disse que: “Hoje que aqui estamos na casa da Reprise da Escola de Mafra como não evocar os 75 anos – um pouco mais, 76 anos, mas a partir da primeira apresentação 75 anos – dedicados também à arte equestre, à equitação militar, ao prestígio das Forças Armadas e de Portugal. (…). A vós, condecoro-vos entregando-vos as insígnias da Ordem do Infante D. Henrique como sinal da homenagem e da gratidão de todos os portugueses”.
O Presidente da República anunciou também, que a 12 de setembro, ao abrigo das comemorações dos 45 anos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, vai condecorar, pela primeira vez em nome do Estado português, esta instituição que é “herdeira de um passado secular vindo do século dezoito e começo do século dezanove”, a quem prestou “homenagem e gratidão”.
“É merecido, é justo, é uma honra para Portugal”, assentiu.
Momentos antes, na cerimónia de encerramento, onde também esteve presente o Chefe do Estado-Maior do Exército, o general Mendes Ferrão, foi homenageado o coronel de cavalaria Carlos Campos, cavaleiro olímpico, bem como os cavaleiros militares da primeira equipa olímpica portuguesa medalhada em Paris, em 1924.
“Todos os cavaleiros que aqui estão, de várias e numerosas e significativas gerações, para todos eles vai naturalmente a nossa memória, por esse passado que enobrece o Exército português e Portugal”, destacou.