O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) chegou esta quarta-feira a acordo com o Ministério da Justiça sobre a melhoria das remunerações. Um exemplo é o aumento do subsídio de recuperação processual.
O ministério dirigido por Rita Alarcão Júdice revelou que há acordo com o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), depois de o Governo ter subido a proposta para aumento do subsídio de recuperação processual (recuperação dos processos pendentes).
O valor subiu de 10% do salário pago em 11 meses para 13,5% do salário pago em 12 meses, com efeito a 1 de junho.
A assinatura deste acordo com o principal sindicato do setor ocorre numa altura em que duram há cerca de ano e meio greves efetuadas pelos funcionários judiciais e que têm afetado o normal funcionamento dos tribunais.
O outro sindicato do setor – o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) – vai analisar a nova proposta do Ministério da Justiça que sobe um ponto percentual à anterior proposta.
No entanto, para o presidente do SOJ, Carlos Almeida, este aumento ainda não satisfaz o sindicato a que preside, acreditando que será possível melhorar esta última proposta já aceite pelo SFJ.