Israel anunciou que irá criar uma unidade antiterrorista para atuar nas localidades próximas da fronteira com a Faixa de Gaza.
Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, o Exército de Israel refere que esta nova célula chamar-se-á “Lotar Otef” e vai ser formada por reservistas, veteranos e antigos membros de unidades de elite que residem na zona.
A sua criação resulta no seguimento “das lições retiradas das primeiras investigações no terreno sobre os acontecimentos de 07 de outubro” de 2023.
“A missão desta unidade é dar resposta rápida aos incidentes terroristas provenientes da Faixa de Gaza”, acrescenta a nota.
“Os membros da unidade vão receber formação e vão ser treinados para serem combatentes qualificados no sentido de enfrentarem desafios”, diz o comunicado, acrescentando que “centenas de pessoas” já se candidataram para participarem no processo de treino.
“A formação desta unidade neste momento reflete a essência da História de Israel, da destruição ao renascimento” diz ainda a nota, salientando que, depois do “golpe” sofrido a 07 de outubro, tem havido um movimento de “reunificação social” no país.