Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta terça-feira, que é necessário que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) funcione bem durante o verão.
“No domínio da Saúde, o que é que os portugueses querem? Primeiro que o plano de urgência ou de emergência para o verão funcione bem, estamos a entrar no pico do verão, que são os meses de julho e agosto, portanto, o que querem é que, onde quer que se encontrem os que não têm férias, os que não podem ter e aqueles que têm férias, onde quer que se encontrem, tenham a cobertura da Saúde que é necessária e é indispensável”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.
O Presidente da República falava no final de uma visita à fábrica automóvel do grupo Stanllantis em Mangualde, no distrito de Viseu.
Neste sentido, Marcelo afirmou que os portugueses querem é que, “terminado o verão e chegado o outono e o inverno e depois a ‘normalidade da vida’, que avance aquilo que é desejado por muitos há bastante tempo que é uma gestão do SNS que vá sendo ajustada às necessidades das pessoas”.
Para o Chefe de Estado, o SNS tem “dois momentos diferentes” a resolver, o primeiro é “o imediato”, na época do verão, e o outro após a época do calor. Para ambos, Marcelo espera “que funcione bem o SNS” e que “seja bem gerido”.
“Era essa a ideia originária do instituto que foi criado para gerir o SNS, qualquer que seja a solução encontrada para o futuro, que garanta que é uma peça fundamental da Saúde em Portugal, o SNS”, avisou.