O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinala, esta terça-feira, os 157 anos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e sublinha o contributo desta força policial, para a manutenção da paz pública.
O chefe de Estado refere, numa nota publicada no ‘site’ oficial da Presidência da República, que: “Une-se a esta comemoração e, em nome de todos os portugueses, agradece a forma empenhada como a PSP tem vindo a contribuir para a preservação dos direitos, liberdades e garantias de todos os nossos concidadãos”.
Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a PSP é uma instituição secular, que se tem adpatado ” às exigências do leque de atribuições à sua responsabilidade e que numa lógica de cooperação e complementaridade, contribui ativamente para o dinamismo do setor da segurança nacional”.
“Tal contributo é alicerçado nas inúmeras ações anónimas, diárias e incessantes dos polícias e do pessoal de apoio à atividade operacional da PSP, as quais são realizadas, muitas vezes, em contextos de extrema exigência, mas que são determinantes para a manutenção da paz pública”, sublinha a nota.
No dia em que se celebram 157 anos da PSP o Presidente da República “manifesta o seu apreço e reconhecimento a todos as mulheres e homens da PSP, herdeiros de um legado imaterial de dedicação, abnegação, rigor e que devotadamente e com espírito de bem servir, escolheram a tão nobre missão de zelar pela segurança dos Portugueses e de Portugal”.