O Ministro da Educação, Ciência e Inovação exonerou a Diretora-Geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes, que dirigia a entidade responsável pelos concursos de colocação de professores.
A decisão é justificada, num comunicado do ministério, com a “falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas, quando consideradas essenciais para o cumprimento da política global do Governo”.
O despacho de exoneração de Susana Castanheira Lopes, assinado por Fernando Alexandre, produz efeitos a dia 26 de julho.
O cargo de Diretora-Geral da Administração Escolar será assumido por Maria Luísa Oliveira, em regime de substituição, com efeitos a 29 de julho. Sublinhe-se que a docente de Geografia já tinha assumido funções como Diretora-Geral da Administração Escolar, entre 2014 e 2018.
“Foi ainda exonerado, a seu pedido, o Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), Carlos Oliveira, responsável pela gestão do Portal das Matrículas”, informa a tutela, adiantando que a exoneração de Carlos Oliveira tem efeitos a 25 de julho.