O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação homóloga de 1,5% no 2º trimestre de 2024, taxa idêntica à verificada no trimestre precedente. No entanto, de acordo com o INE, comparando com o 1º trimestre de 2024, o PIB aumentou 0,1% em volume (0,8% no trimestre anterior).
Na base deste crescimento está o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no 2º trimestre, “verificando-se uma aceleração do investimento e do consumo privado”, acrescentando que “o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi negativo, após ter sido positivo nos dois trimestres anteriores, tendo as importações de bens e serviços acelerado de forma mais acentuada que as exportações de bens e serviços”.
Já o contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou a positivo no 2º trimestre, observando-se um crescimento do investimento e uma desaceleração do consumo privado. “O contributo da procura externa líquida passou a negativo, verificando-se uma variação nula das exportações de bens e serviços”, salienta.