O Verão é aquela época do ano em que nos apetece vibrar do final da tarde até ao nascer do sol. Talvez por isso tantas músicas acabaram por viralizar muito por culpa dos seus ritmos quentes que puxavam pelo público e libertavam o lado bailarino até do maior pé de chumbo. Dentro dessas, existia um grupo restrito, que envolvia coreografias simples de replicar que transformaram as pistas das discotecas em autênticos flash mob e que ficaram eternizadas pelos movimentos que acabámos por repetir vezes sem fim. A música latina é habitualmente associada a movimentos sexys que nos transportam para uma sensualidade bem típica destes povos e é por isso natural que os temas reproduzam também todo esse efeito nas pessoas.
A mais icónica de todas talvez seja mesmo a Macarena. Dos mais novos aos mais velhos não há ninguém que não conheça a música dos Los del Rio, escrita em 93 como homenagem a uma dançarina de flamenco e que perdura na maioria dos casamentos até hoje.
Já uns anos antes ( 1989 ) tornou-se febre mundial a Lambada cantada pelo grupo francês Kaoma tendo liderado o Billboard Hot Latin Charts por sete semanas e que apresentava no seu videoclip casais a dançar bem agarrados e em que as mulheres usavam saias curtas que revelavam a lingerie a cada rodopio.
Muitas e diferentes têm surgido todos os anos e para todos os gostos. Quem não se recorda do Follow the leader dos The Soca Boys em que andávamos a imitar comboios
ou do Aserejé das Las Ketchup que nos punha a sobrepor as mãos e a abanar as pernas?
Não há dúvida que Portugal sempre foi fortemente influenciado pela música brasileira e espanhola e assim continua. Basta lembrar os mais recentes Ai se eu te pego de Michel Teló que deu azo a festejos de golos de nomes como Cristiano Ronaldo ou Neymar
e o Show das Poderosas da Anitta
ou os mais antigos Onda Onda (Olha a Onda) dos Tchakabum
e o Seguro o Tchan, amarro o Tchan do artista com o mesmo nome.
Dos mais diversos pontos do globo surgiram temas coreografados que marcaram os verões portugueses. Não podia por isso deixar de referir o famoso Gangnam Style. A dança do rapper sul coreano Psy transformou-se num fenómeno à escala global sobretudo depois da cantora Britney Spears imitar o que parecia ser montar um cavalo invisível, no The Ellen DeGeneres Show.
Um dos maiores exemplos de que uma coreografia pode ser parte do sucesso de uma música de Verão é o caso de Jerusalema. O hit de House com influência Gospel do produtor sul-africano Master KG, cantado em zulu ( uma das línguas oficiais na África do Sul ) por Nomcebo Zikode ganhou uma notoriedade ainda maior depois do grupo de dança angolano Fenómenos do Semba fazer uma coreografia enquanto segurava pratos de comida. O vídeo deu origem ao #JerusalemaChallenge, um desafio de danças na internet que envolveu pessoas de todo o mundo, de padres a hospedeiras de bordo, de polícias a médicos e que acabou por animar a fase que vivemos na pandemia da Covid-19.