Hezbollah lança 100 foguetes e mísseis contra Israel

Desde meados de setembro que as forças israelitas intensificaram os seus ataques em território libanês, incluindo Beirute, e confirmaram a morte de grande parte da liderança do grupo, incluindo o seu líder, Hassan Nasrallah

O Hezbollah anunciou esta quinta-feira ter lançado uma centena de foguetes ‘Katyusha’ e seis mísseis ‘Falaq’, de fabrico iraniano, contra a cidade israelita de Metula (norte).

“Bombardeámos o local, a povoação e os pomares de Metula com 100 foguetes ‘Katyusha’ e seis mísseis ‘Falaq’”, declarou o movimento xiita libanês em comunicado. A declaração, divulgada pela rede de notícias Al Mana, surgiu pouco depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem informado que cerca de 200 mísseis, bem como vários drones, foram disparados do Líbano através da fronteira para o norte de Israel.

Desde meados de setembro que as forças israelitas intensificaram os seus ataques em território libanês, incluindo Beirute, e confirmaram a morte de grande parte da liderança do grupo, incluindo o seu líder, Hassan Nasrallah. 

Também esta quinta-feira foi confirmada a morte de mais um soldado israelita que participava na ofensiva terrestre no sul do Líbano. Aumenta assim para nove o total de militares mortos desde a incursão em território libanês na madrugada de terça-feira São as primeiras mortes de soldados israelitas em território libanês desde a guerra de 2006.

As IDF anunciaram ainda terem intercetado um veículo aéreo não-tripulado no sul do país, enquanto uma milícia iraquiana pró-Irão afirmou ter atacado a mesma região com um ‘drone’ “com capacidades avançadas”. Não foi comunicado se há vítimas, nem o local onde o veículo aéreo foi intercetado ou a sua origem.