O Presidente da República e o primeiro-ministro saudaram esta terça-feira a antiga secretária de Estado e ex-dirigente do CDS-PP Teresa Anjinho por ter sido eleita, esta terça-feira, provedora de justiça europeia. Ambos consideram que “é um orgulho para Portugal”.
Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça “a significativa votação de 344 votos a favor” no Parlamento Europeu e “felicita calorosamente” Teresa Anjinho.
“É um orgulho para Portugal ter mais uma portuguesa numa função de elevado destaque no quadro da União Europeia, nomeadamente no exercício de funções que têm vindo a ser ampliadas e que passam, nomeadamente, pelo garante da transparência e dos direitos dos cidadãos”, considera o chefe de Estado.
Já Luís Montenegro recorreu à rede social X: “Parabéns! A sua eleição para provedora de justiça europeia, por uma larga maioria do Parlamento Europeu, é uma boa notícia para a União Europeia. É uma honra ver uma mulher portuguesa desempenhar funções de elevada responsabilidade, exigência e prestígio”,
A portuguesa Teresa Anjinho foi hoje eleita Provedora de Justiça Europeia, com 344 votos a favor, numa votação, à segunda volta, no Parlamento Europeu.
A ex-secretária de Estado da Justiça e antiga provedora-adjunta de Justiça de Portugal Teresa Anjinho foi eleita, esta terça-feira, na segunda ronda de votação, quando obteve a maioria necessária dos votos expressos.