O Presidente Xi Jinping participou, na manhã desta sexta-feira (dia 20), nas cerimónias comemorativas do 25º aniversário do retorno de Macau à China, bem como na tomada de posse do sexto mandato do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
No discurso que proferiu, o Presidente chinês considerou que “Macau é uma pérola incrustada na costa do Mar do Sul da China e uma valiosa terra da pátria”, acrescentando que Macau “tem desempenhado um importante papel em diferentes períodos históricos e dado contribuições únicas para o intercâmbio científico e cultural”.
Xi Jinping salientou que a região tem implementado o princípio de “Macau administrado pelos patriotas de Macau” e reforçado o seu regime democrático. Afirmou também que “os residentes desfrutam de mais direitos e liberdade do que em qualquer outro momento da História”, e sublinhou que o fundamento político e social de “um país, dois sistemas” se consolidou e deve continuar a ser praticada no futuro.
O líder chinês pediu ao novo governo da RAEM que “promova o desenvolvimento de alta qualidade, use a vantagem própria e proteja a harmonia e a estabilidade sociais”.
Afirmou também que “os grandes êxitos alcançados por Macau após seu regresso à pátria demostraram que ‘Um País, Dois Sistemas’ é uma política boa para garantir a prosperidade e a estabilidade de longo prazo de Hong Kong e Macau”. Referiu depois que essa política ”pode contribuir para a construção de um país forte e para a revitalização da nação, assim como alcançar a coexistência pacífica e cooperação de ganho mútuo entre diferentes sistemas”.
Segundo o líder chinês, os valores de paz, inclusão, abertura e partilha, incorporados no princípio de “Um País, Dois Sistemas”, pertencem não apenas à China, mas também ao mundo inteiro.
Xi Jinping na posse do novo chefe do Executivo da RAEM
Usando da palavra na tomada de posse do novo chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Sam Hou Fai, o Presidente chinês mostrou-se otimista quanto ao futuro daquele território.
Xi Jinping propôs que Macau “promova a diversificação adequada da economia, melhore a eficiência da governança, construa uma plataforma para uma abertura de alto nível e garanta a harmonia e a estabilidade sociais”.
Acrescentou que “os jovens representam a esperança e o futuro de Macau, sendo uma força essencial para o desenvolvimento da RAEM e do país”. Pediu ao governo da RAEM e aos diversos setores sociais “que cuidem dos jovens e lhes proporcionem um melhor ambiente e condições de crescimento e empreendedorismo”; e manifestou a “esperança de que os jovens sejam construtores e sucessores da causa de ‘Um País, Dois Sistemas” e desempenhem o seu papel no desenvolvimento da região e do país.
A Conferência Comemorativa do 25º Aniversário do Retorno de Macau à Pátria e a Cerimónia de Posse do 6º Mandato do Governo da RAEM decorreram na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental de Macau.