Israel e Hamas chegam a acordo sobre cessar-fogo

A implementação do acordo de paz ficará a cargo de Catar, Egito e EUA. 

Israel e Hamas chegam a acordo sobre cessar-fogo

O Hamas e Israel chegaram, esta quarta-feira, a um cessar-fogo, mediado pelo Qatar. A informação foi confirmada por um oficial norte-americano ao Times of Israel. 

De acordo com a AP, o acordo inclui a libertação de dezenas de reféns mantidos pelo Hamas, que serão libertados em fases, bem como a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos em Israel.  

Em acréscimo, o acordo dará ‘luz verde’ para centenas de milhares de pessoas deslocadas em Gaza retornem às suas casas, bem como a que a ajuda humanitária chegue de forma mais considerável a gaza.  

A primeira fase do cessar-fogo, com duração de seis semanas, terá três reféns a serem libertados por semana e os restantes até ao fim desta fase inicial.  

Por sua vez, Telavive comprometeu-se a libertar 30 palestinianos por cada civil israelita libertado pelo Hamas, e 50 palestinianos por cada soldado israelita libertado. 

Depois, já numa segunda fase, que deverão começar ao 16.º dia da primeira fase, deverá ser iniciada libertação dos homens feitos reféns pelo Hamas, incluindo soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF). 

Já na terceira fase, haverá, à partida, a devolução de todos os corpos dos reféns do Hamas mortos durante o cativeiro e o início da reconstrução da Faixa de Gaza.  

A implementação do acordo de paz ficará a cargo de Catar, Egito e EUA.