Um Compromisso Por Ti, Lisboa

O Nascer do SOL publica em primeira mão a carta aberta aos lisboetas subscrita por Carlos Moedas e restantes membros da  sua lista de candidatos à Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Os últimos 4 anos foram de transformação e melhoria da cidade de Lisboa. Hoje, Lisboa é das poucas capitais europeias com transportes públicos gratuitos para os mais idosos e mais jovens; a inovação criou milhares de empregos para os jovens lisboetas; os mais de 65 anos têm um Plano de Saúde gratuito, as mulheres de menos de 50 anos têm mamografias gratuitas e está em execução o maior investimento de sempre na habitação em Lisboa. E, hoje, quem vive em Lisboa paga menos impostos porque eliminámos o IRS. Isto foi possível em apenas 4 anos e tantas vezes perante bloqueios da oposição movidos por cálculos partidários ou por simples intransigência ideológica.

Hoje, mais de 105 000 lisboetas usam gratuitamente o metro, o autocarro ou o elétrico; 82 empresas tecnológicas e 16 unicórnios instalaram-se em Lisboa e anunciaram mais de 16 000 novas oportunidades de emprego; mais de 16 000 idosos têm acesso a um médico; entregámos mais de 2700 chaves e apoiámos 1200 famílias lisboetas a pagar a renda.

É suficiente? Não. Sabemos o que fazer e como fazer mais e melhor.  Não é em apenas 4 anos que se recuperam os 14 anos perdidos da governação socialista.

Lisboa e os lisboetas não merecem voltar para trás e comprometer tudo o que foi feito. 

O único motivo que nos move é servir os lisboetas. Somos uma equipa que conjuga experiência profissional ao serviço da sociedade civil com experiência autárquica.

Valorizamos o mérito e a competência, e não – como infelizmente se vê tantas vezes na política – as exclusividades partidárias e o conformismo ideológico. Com mérito e competência, renovamos o nosso compromisso com Lisboa e os lisboetas.

O compromisso por mais habitação na cidade, vamos iniciar o maior e mais ambicioso projeto onde iremos construir casas, equipamentos e novos espaços verdes em 250 hectares bloqueados durante décadas na Quinta do Ferro, no Vale de Chelas, no Vale de Santo António e no Casal do Pinto, entre outros projetos de habitação que vamos desenvolver.

O compromisso por mais segurança, porque a segurança não é uma perceção, e não há liberdade sem segurança, comprometemo-nos em devolver a Lisboa a figura dos guardas-noturnos e a não deixar nunca de lutar pela capacitação dos nossos polícias municipais.

O compromisso pela preservação da identidade de Lisboa, revitalizando os nossos bairros históricos como Alfama, Graça, Madragoa, Bairro Alto, a Bica ou a Mouraria. Vamos devolver os bairros históricos aos lisboetas com um novo projeto de habitação acessível exclusivamente para os mais jovens, para que consigam cumprir o sonho de morar no centro de Lisboa.

O compromisso pela Lisboa do dia-a-dia, feita da necessária reforma estrutural da higiene urbana, do reforço da qualidade do espaço público e mais espaços verdes. Como a transformação da frota da Carris para uma frota limpa, com mais linhas e maior intensidade das carreiras ao serviço dos lisboetas. E não esquecemos a necessária desburocratização da autarquia e aproximação dos serviços aos lisboetas. Em suma apresentar soluções que resolvam os problemas diários de todos os que moram, trabalham e visitam a capital. O compromisso pela Lisboa que sonha, feita da inovação que cria emprego e de mais equipamentos e oferta cultural.

Muito foi feito em apenas 4 anos, em minoria e sem as condições plenas para governar. Imaginem o que poderemos fazer com plenas condições para governar.

Estamos prontos para honrar o nosso compromisso em servir Lisboa e os lisboetas. No dia 12 de outubro cá estaremos. Por ti, Lisboa. Por ti, Lisboeta.

Carlos Moedas, Gonçalo Reis, Joana Baptista, Rodrigo Mello Gonçalves, Diogo Moura, Maria Luísa Aldim, Vasco Moreira Rato, Vasco Anjos, Ana Gattini, Rui Cordeiro, Eric Habibo, Teresa Patrício Gouveia, José Luís Tavares, Angélique Da Teresa, Vasco Becker-Weinberg, Joana Oliveira Costa, Catarina Dantas Machado, Samuel Rego, Nuno Varela, Zita Terroso, Luís Nobre Lucas, Inês Montargil, Filipa Alves Monteiro, António Marinho, Sofia Almeida Garret, Conceição Caldeira, Ribeiro Rosa, Maria Manuel Barroso, Camila Botão, Paulo Ribeiro, Paula de Carvalho, Rodrigo Benitez, Ana Rita Costela, Bernardo Blanco.