O presidente do Chega acusou e criticou o Presidente da República por ir à Alemanha para participar num festival de hambúrgueres, referindo-se à iniciativa Bürgerfest em Berlim, que, na verdade, quer dizer Festa dos Cidadãos.
A acusação foi feita nas redes sociais na quarta-feira, depois de o Chega ter votado contra a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa, para uma visita oficial, entre quinta-feira e sábado, a convite do seu homólogo alemão.
Na publicação no X, entretanto apagada, podia ler-se: “O Parlamento aprovou a ida do Presidente da República à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres. À conta dos nossos impostos. Acham isto normal? Será que os portugueses não se revoltam?”.
No Instagram, o líder do Chega partilhou um vídeo onde faz a mesma acusação chamando ao evento um “festival de hambúrgueres”.
“O Chega votou contra, como é evidente. Isto é uma bandalheira. Mas sabem por que é isto passa, sabem por que é que coisas destas passam? Porque vocês não sabem disto. Vocês não se revoltam com isto porque não sabem”, diz André Ventura, no vídeo, que, à semelhança da publicação no X, também foi apagado.
Sublinhe-se que no site da presidência da República foi publicada uma nota na quarta-feira, antes da votação, onde, além de se dar conta da viagem do chefe de Estado, se fazia um breve enquadramento do Bürgerfest, traduzido à letra – do alemão para português – como Festa dos Cidadãos.
Realiza-se “anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal, para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos”, lê-se na nota.