Seja qual for o resultado, ‘Seguro já ganhou’

Álvaro Beleza considera que o actual secretário-geral do PS já é vencedor nas primárias, ainda que não fique à frente de António Costa na contagem dos votos. “O PS já ganhou e o António José Seguro também já ganhou, porque introduziu as primárias”, disse à entrada na sede do Rato para a noite eleitoral.

Seja qual for o resultado, ‘Seguro já ganhou’

Beleza, que é membro do secretariado e apoiante de Seguro, não arriscou antecipar o vencedor da contenda eleitoral que envolve um universo de 150 mil simpatizantes e 90 mil militantes socialistas. Mas está convicto que, seja ele Seguro ou Costa, o líder socialista irá chefiar o Governo. "Qualquer que seja [o vencedor das primárias] hoje, ele será o próximo primeiro-ministro de Portugal", afirmou.

Esse governo do PS, desejou o dirigente socialista, deverá empreender a "reforma do sistema eleitoral".

As primeiras palavras de Beleza foram para saudar o "sucesso" de participação nas eleições primárias, que deverá, estimou chegar aos 80 por cento. Depois de dirigir uma "saudação especial" a Seguro, que "está de parabéns" por convocar as primárias, elogiou o trabalho de Jorge Coelho, na condução do processo eleitoral, e deixou "um abraço a todos os militantes" que trabalham hoje nas mesas de voto.

manuel.a.magalhaes@sol.pt