Costa quer descentralização e feriados de volta

O reforço da descentralização foi o ponto mais político do discurso de António Costa nas comemorações do 5 de Outubro. Com a pele de autarca, o novo líder do PS veio defender a importância de dar mais poder aos municípios e apresentar os resultados conseguidos na Câmara de Lisboa com a transferência de competências para…

Costa considerou mesmo que a descentralização deve ser "a pedra angular da reforma do Estado".

António Costa reforçou a importância da celebração das datas históricas politicamente mais relevantes, pedindo a reposição dos feriados que deixaram de o ser com a entrada da troika em Portugal.

"Esperamos que brevemente sejam restabelecidos os feriados do 5 de Outubro e do 1 de Dezembro", disse, recebendo aplausos, ao defender a importância da defesa da Língua, do património e da cultura.

Costa aproveitou, aliás, para anunciar o programa da Câmara de Lisboa para as celebrações da Restauração da República, no 1º de Dezembro.

Começou com um cumprimento breve o primeiro encontro entre Passos Coelho e o recém-eleito líder do PS. À chegada aos Paços do Concelho, não teve grande história o aperto de mão entre os dois homens que devem disputar as legislativas de 2015.

O encontro foi, de resto, mais um momento simbólico de uma cerimónia do 5 de Outubro a que os colaboradores de Costa quiseram retirar peso político, avisando que o discurso forte ficará reservado para o encontro promovido este domingo pelo Partido Livre e não para um momento em que o líder socialista veste a capa de autarca.

Não tem sido, contudo, essa a tradição de António Costa, que tem sabido usar o tradicional discurso da comemoração da República para lançar farpas ao Governo.

margarida.davim@sol.pt