Arrependidos, jihadistas e Mário Soares

A história é comovente, embora não se saiba verdadeiramente como acabou, nem como aconteceu. Sabe-se sim, segundo rezam as crónicas, que uma mãe holandesa conseguiu ir resgatar a filha que se tinha juntado às tropas do Estado Islâmico (EI), em Raqqa. Apesar de aconselhada a não se pôr em tais aventuras, Monique não teve medos…

A heroína desta história conseguiu descobrir a filha e levá-la de volta para casa, não sem antes enfrentar as autoridades turcas, que não as queriam deixar passar. Resolvidos os problemas burocráticos, as duas fizeram-se à estrada até alcançarem a Holanda. Depois, as notícias são praticamente nulas, embora se tenha noticiado que a jovem jihadista seria presente a um tribunal onde, supostamente, responderia pelos crimes de terrorismo.

Lendo esta 'novela' dá quase para perguntar por que razão os serviços secretos americanos e as tropas aliadas não contratam esta verdadeira guerrilheira que consegue entrar no covil dos radicais mais sangrentos do Islão e resgata a filha.

Esta semana foi a vez de os jornais franceses darem conta de que alguns dos seus jihadistas estão a pedir às autoridades gaulesas, aos pais e amigos que os ajudem a regressar a casa, pois já estão fartos da brincadeira.

Alguns queixam-se mesmo de que o iPod não funciona e querem voltar para França. As notícias não dizem se entre os arrependidos estão alguns dos que aparecem no YouTube a decapitar homens ocidentais como quem mata coelhos ou se são apenas aprendizes de feiticeiros que se arrependeram de brincar aos terroristas.

Sabe-se sim que há uma discussão instalada: será melhor para o mundo ocidental deixá-los regressar em paz, mostrando como somos benevolentes, ou é melhor condená-los pelos actos que praticaram na Síria e arredores? Parece-me que a resposta é óbvia.

P. S. Mário Soares fez 90 anos dia 7. Ficará para a História como o homem antifascista que depois impediu os comunistas de chegarem ao poder ou será recordado como foi retratado no livro Contos Proibidos. Memórias de um PS Desconhecido, de Rui Mateus? Numa biografia isenta, ficará, certamente, conhecido pelas duas facetas… 

vitor.rainho@sol.pt