PS apresenta projectos sobre adopção por casais homossexuais e procriação assistida

O PS deverá entregar na próxima sexta-feira no parlamento dois projectos de lei para a adopção por casais do mesmo sexo e sobre a procriação medicamente assistida, disse à agência Lusa a deputada Isabel Moreira.

A deputada socialista adiantou que os diplomas serão analisados na reunião do grupo parlamentar, na quinta-feira, e deverão chegar à Mesa da Assembleia da República no dia seguinte, sexta-feira, dia 16 de Janeiro.

No mesmo sentido, o deputado Pedro Delgado Alves afirmou à Lusa que as duas propostas não são de "grande novidade técnica", dado que são diplomas já apresentados pelos socialistas anteriormente.

As duas propostas dos socialistas deverão ser discutidas em plenário a 21 de Janeiro, em simultâneo com a proposta apresentada pelo BE.

A discussão do projecto de lei do BE sobre a adopção por casais homossexuais está marcada para 21 de Janeiro.

Os bloquistas agendaram na última conferência de líderes a discussão do seu projecto de lei, considerando que "ao entrar na recta final desta sessão legislativa e desta legislatura, é chegado o momento da consciência falar mais alto do que o preconceito e acabar com a discriminação".

Na quarta-feira, o presidente da bancada do BE, Pedro Filipe Soares, sublinhou que "todos os estudos demonstram que, havendo amor e capacidade para criar essas crianças, o seu desenvolvimento nada tem a ver com a orientação sexual dos seus progenitores".

"Este é um voto que não é das bancadas parlamentares, dos partidos, é um voto de cada uma e de cada um dos deputados que, na sua consciência, têm de ponderar se o seu preconceito vai colocara um travão à felicidade dessas crianças", afirmou, referindo-se à possibilidade de aprovação do documento.

Lusa/SOL