Greve dos pilotos é ameaça tremenda à viabilidade da TAP

O ministro da Economia classificou hoje a greve de dez dias dos pilotos da TAP como uma ameaça tremenda à viabilidade e sustentabilidade da transportadora aérea e reafirmou manter o plano de privatização da empresa.

Greve dos pilotos é ameaça tremenda à viabilidade da TAP

"Volto a apelar ao bom senso dos pilotos" para que recuem na intenção, anunciada quinta-feira, de fazerem uma greve de dez dias, disse Pires de Lima à saída de um encontro, em Lisboa, promovido pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).

O ministro disse ainda que o impacto da greve "pode ser extraordinariamente duro" quanto à sustentabilidade da empresa e reforçou este temor dizendo que esta forma de luta é uma "ameaça à sustentabilidade [da empresa] tremenda".

Pires de Lima acusou os pilotos de não cumprirem a sua palavra, ao reivindicarem exigências que já tinham ficado afastadas do acordo assinado em finais do ano passado e precisou que a cedência de capital da TAP aos pilotos — uma das razões da greve — foi considerada nula pela Procuradoria-Geral da Republica (PGR) e que "o Governo não pode negociar algo que a PGR disse por escrito que não se pode fazer".

Quanto à questão das diuturnidades e da sua retroactividade, o segundo motivo dos pilotos para a greve, o ministro afirmou: "Não se pensou ou escreveu [no acordo firmado em Dezembro do ano passado] que as diuturnidades teriam efeitos retroactivos a cinco anos", afirmou, acusando os pilotos de procurarem justificar a greve com questões para as quais já tinham recebido resposta negativa nas negociações do acordo que acabou por ser assinado.

A greve dos pilotos foi aprovada na quinta-feira em assembleia na qual participaram cerca de 500 pilotos da TAP, que mandataram a direcção do seu sindicato a emitir um pré-aviso de greve dentro de um dia.

No entanto, os pilotos manifestam no documento "a sua disponibilidade para desconvocar a greve no exacto momento em que sejam assegurados de forma inequívoca os direitos" que consideram não estar a ser respeitados.

Num comunicado emitido na semana passada, a direcção do SPAC informou que "o processo negocial entre o SPAC, a TAP e a PGA, no âmbito do compromisso subsidiário do acordo ratificado com o Governo em 23 de Dezembro de 2014 chegou a um impasse insanável, por motivos estritamente imputáveis à TAP, à PGA e ao Governo".

Em causa, estão as pretensões dos pilotos sobre as diuturnidades e sobre a obtenção de 20% do capital da companhia aérea, aquando da sua privatização, que deverá estar concluída até ao final desta legislatura.

Os candidatos à compra do grupo TAP têm que entregar as propostas vinculativas até às 17h00 de 15 de Maio.

Lusa/SOL