Negrão ‘entala’ Cavaco

O deputado do PSD Fernando Negrão, que foi derrotado por Ferro Rodrigues na eleição para presidente do parlamento e que está indigitado para ministro da Justiça no novo executivo de Passos Coelho, foi muito claro nas declarações que fez hoje à comunicação social: “Não há disponibilidade para um governo de gestão”.

Já antes tinha dito que, caso o novo executivo de Passos chumbe no parlamento, como deve acontecer, Cavaco deve “chamar o líder do segundo maior partido e exigir-lhe, obviamente, que apresente uma coligação consistente”. E a solução “consistente” será um governo PS com apoios parlamentares do PCP e do BE.

Fernando Negrão é um jurista e um político experimentado, e não é inteiramente claro se ele fala em nome individual, exprimindo a sua opinião pessoal, ou se fala em nome da coligação PSD/CDS. Se for esta segunda hipótese (a mais provável), quando o novo governo de Passos cair no parlamento, Cavaco não terá outra hipótese senão chamar António Costa a formar governo, pois a solução de ter um governo de gestão, para além dos malefícios que infligiria ao país, pura e simplesmente seria impossível de implementar.

Cavaco já não é o líder do PSD. Veremos, nas próximas semanas, até que ponto é teimoso, ou se está verdadeiramente “entalado”, até por pessoas do seu antigo partido.