Cavaco alerta para os desafios da União Europeia

O Presidente da República alertou hoje para os “sérios desafios” com que a União Europeia se depara, considerando que requerem uma firme solidariedade entre os estados-membros e “uma boa dose de criatividade e muito bom senso”.

Cavaco alerta para os desafios da União Europeia

"A União Europeia depara-se com sérios desafios, que irão requerer uma firme solidariedade entre os estados-membros, uma boa dose de criatividade e muito bom senso. Simultaneamente, precisamos de continuar a desenvolver esforços na promoção do crescimento e do emprego", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, no jantar de Estado oferecido em honra do Presidente da Bulgária, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Esforços que, defendeu, devem também ser desenvolvidos na implementação de políticas europeias fortes no domínio dos investimentos estruturais e do funcionamento do mercado único incluindo a componente digital, na União para a Energia e nas interconexões energéticas.

"E parece-me igualmente imprescindível revigorar a ligação afetiva entre os cidadãos e o projeto europeu", acrescentou.

Na sua intervenção, perante o seu homólogo búlgaro, que iniciou hoje uma visita de Estado de dois dias a Portugal, Cavaco Silva saudou igualmente a adesão da Bulgária ao Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, considerando que vem corroborar e reforçar a importância daquela plataforma de diálogo solidário.

O Presidente da República voltou ainda a frisar a importância da visita de Rosen Plevneliev a Portugal, considerando que constituirá um contributo importante para o reforço do relacionamento entre os dois países, já que é possível ainda "fazer muito mais".

"Em termos globais, o relacionamento económico entre os nossos dois países está aquém das potencialidades existentes", vincou, defendendo a necessidade de identificar e promover novas oportunidades de negócio e investimento entre empresários portugueses e búlgaros.

No discurso, Cavaco Silva recordou ainda a visita que efetuou em junho a Sófia, onde testemunhou o que aí tem vindo a ser feito ao nível do ensino de português.

"Espero que se continue a dinamizar o intercâmbio de jovens e a curiosidade recíproca sobre a produção cultural contemporânea dos dois países", disse.

Lusa/SOL