Especialista em imigração à frente do MAI

A nova ministra da Administração Interna é investigadora e docente universitária. Com 48 anos, não é a primeira vez que é chamada por António Costa, mas é a primeira que terá a seu cargo um ministério.

A nova ministra da Administração Interna é investigadora e docente universitária. Com 48 anos, não é a primeira vez que é chamada por António Costa, mas é a primeira vez que terá a seu cargo um ministério.

Quando António Costa exerceu funções de ministro da Administração Interna, em 2005, no primeiro Governo de José Sócrates, Constança Urbano de Sousa foi convidada para sua assessora jurídica, com responsabilidades nas questões de imigração e asilo.

A nova ministra dá aulas na Universidade Autónoma de Lisboa, sendo responsável pelo Departamento de Direito e pela cadeira de Direito da União Europeia.

Do seu currículo consta ainda o ensino no Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna, sendo ainda investigadora da Rede Académica de Estudos Jurídicos sobre Imigração e Asilo na Europa, coordenada pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas.

Entre 2006 e 2012, foi conselheira e coordenadora da Unidade de Justiça e Assuntos Internos da Representação Permanente de Portugal junto da UE. 

Nas últimas legislativas foi candidata pelo PS no círculo do Porto, não tendo sido eleita.

carlos.santos@sol.pt