Economia

Automóveis: Foram produzidos mais de 14 mil veículos em fevereiro

Foram produzidos 14.569 veículos automóveis em fevereiro, o que representa um crescimento de 8,0% face ao mês homólogo do ano anterior, revelam os dados da ACAP.

Esta evolução positiva da produção no mês de Fevereiro, e que contrastou com o forte decréscimo verificado no mês de Janeiro, foi determinada pelo crescimento homólogo no fabrico de veículos ligeiros de passageiros (2,8%), de veículos  comerciais  ligeiros  (26,6%) e  de  veículos pesados (9,9%).

Do total de veículos produzidos, 13.897 destinaram-se à exportação, ou seja, 95,4% da produção nacional. Registou-se, igualmente, no mês em causa um acréscimo de 8,6 por cento nas exportações face a igual mês do ano anterior.

Por regiões de destino, a Europa absorveu 92,6 por cento das nossas exportações de veículos automóveis nos dois primeiros meses do ano. A Ásia registou uma penetração nas exportações nacionais de apenas 4,4%, o que representou uma queda 10,7 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior.

Por países, a Alemanha (23,3%) e a Espanha (16%) lideraram os nossos principais mercados de exportação nestes dois primeiros meses do ano.