Marcelo e Costa levaram ‘tampa’ de Temer

Presidente brasileiro tinha pedido encontro, mas depois teve um “problema no programa” que levou ao cancelamento

Marcelo e Costa levaram ‘tampa’ de Temer

O Presidente da República confirmou que esteve previsto um encontro com o seu homólogo brasileiro, Michel Temer, no qual participaria ainda o primeiro-ministro português, António Costa. Mas um problema de agenda do chefe de Estado do Brasil levou ao cancelamento do encontro, pedido por Temer.

“Houve um pedido do senhor Presidente da República Federativa do Brasil, supondo que podia estar em São Paulo amanhã [domingo] de manhã, e pediu para ser recebido", informou o Presidente, acrescentando que depois "surgiu um problema no programa do senhor Presidente da República Federativa e, pedindo muita desculpa, disse que não estava com disponibilidade de horário para poder aparecer".

Questionado sobre o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa desvalorizou o cancelamento e adiantou que não se tratou de uma coisa de ultima hora, pois já tinham sido avisados anteriormente.

Para Marcelo, o essencial na viagem ao Brasil é o “o encontro entre povos”. Por outro lado, o Presidente não resistiu a deixar o recado: “Só dança quem está na roda, e quem está na roda, quer estar na roda".

"Há Presidentes que, em virtude de conjunturas que só eles conhecem e de problemas que só eles conhecem, têm mais disponibilidade que outros", disse, e acrescentou que os portugueses é que estão mal habituados.

Portugal tem um Presidente "com uma disponibilidade constante que não é habitual noutros Estados", sublinhou.

Recorde-se que Marcelo e Costa estão no Brasil, com passagens em São Paulo e no Rio de Janeiro, para assinalar o Dia de Portugal junto das comunidades portuguesas naquele país.