Candidato de Passos preocupa bancada

Hugo Soares candidata-se à liderança do grupo parlamentar com o apoio de Passos. Alguns deputados preferiam alguém mais experiente.

Candidato de Passos preocupa bancada

Os deputados do PSD foram apanhados de surpresa pelo anúncio feito por Luís Montenegro, esta semana, de que as eleições para o grupo parlamentar vão ser antecipadas e realizar-se já no dia 19 de julho. 24 horas depois, Hugo Soares, ex-líder da JSD e fervoroso apoiante de Passos Coelho, anunciou que vai candidatar-se à liderança do grupo parlamentar.

Hugo Soares, se for eleito, será um dos mais jovens líderes do grupo parlamentar, depois de a bancada laranja ter sido liderada por nomes como Marques Mendes, Pedro Santana Lopes ou Luís Marques Guedes. Um facto que não agrada a alguns deputados que preferiam alguém com mais experiência. «Sente-se um mal-estar. Não tem a ver com a pessoa, mas era preciso alguém mais velho e com mais maturidade. Ele é extremamente jovem e era preciso dar sinais de credibilidade», diz ao SOL um deputado social-democrata. 

Os descontentes com esta solução argumentam ainda que a fase que o país está a passar não é compatível com o perfil do ex-líder da JSD que tem apenas 34 anos. «Há vários deputados a pensar assim, que acham que devia ser alguém que transmitisse respeitabilidade e credibilidade». 

O nome de Marco António Costa foi uma hipótese, mas este recusou e anunciou o apoio a Hugo Soares. Marco António Costa assumiu que foi desafiado a avançar. «Fico muito sensibilizado com as inúmeras solicitações que me foram feitas por várias pessoas para que me candidatasse, mas isso está fora do meu horizonte».

O deputado do Porto defendeu, antes do ex-líder da JSD apresentar a candidatura, que o partido deve apostar numa «nova geração de deputados de enorme qualidade, entre os quais destaco o Hugo Soares, que garantirão o nível de intervenção política adequado da bancada».

Hugo Soares promete ‘fazer tudo’ para ajudar Passos 

Hugo Soares enviou um email aos deputados a explicar a candidatura à liderança do grupo parlamentar. «Faço-o porque sinto ser meu dever tudo fazer para voltarmos a eleger o presidente do PSD como primeiro-ministro de Portugal», escreveu o ex-líder da JSD. Hugo Soares garante que decidiu avançar «na sequência das inúmeras manifestações de apoio que recebi de colegas deputados». 

Hugo Soares foi líder da JSD entre 2012 e 2014. É advogado e deputado por Braga desde 2011, depois de Passos Coelho ter chegado ao poder. Uma dos momentos em que mais se destacou foi no debate sobre a co-adoção de crianças por casais do mesmo sexo. O jovem deputado deu a cara pela realização de um referendo, mas o Tribunal Constitucional chumbou a proposta do PSD. 

Apoiante de Passos, o jovem social-democrata defendeu, numa entrevista ao SOL no final de 2016, que o atual líder do PSD é «a pessoa melhor preparada para ser primeiro-ministro» e que «a saída de Passos Coelho» da liderança é uma questão que «nem se coloca». 

O ex-líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, considera que Hugo Soares tem «qualidades para ser líder parlamentar» e «reunirá um consenso alargado». Ao contrário de alguns deputados do PSD, Guilherme Silva não vê nenhum problema na juventude de Hugo Soares e realça que «ele já tem uma experiência relevante».

O mandato de Luís Montenegro termina em setembro, mas a direção dos sociais-democratas quis resolver já o assunto por causa das autárquicas e para dar tempo ao novo líder para se preparar.