Dois em um: Bagão Félix apoia PS e CDS em Lisboa

O ex-ministro do Trabalho integra a Comissão de Honra da candidatura de Fernando Medina e a do CDS e à Junta da Freguesia das Avenidas Novas, encabeçada por Raquel Abecasis. 

Não é um homónimo nem um clone. António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças em Governos do PSD e do CDS, aceitou o convite de Fernando Medina para fazer parte da Comissão de Honra da sua recandidatura à presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao mesmo tempo que aceitou o convite para integrar a lista do CDS-PP à Junta de Freguesia das Avenidas Novas.

Para o antigo ministro, a situação não é incompatível do ponto de vista ideológico. «Até achei piada», conta e aproveita para partilhar um pensamento que teve na altura: «Olha aqui está uma maneira de mostrar a minha independência». Em declarações ao SOL, Bagão Félix reitera o apoio aos dois candidatos: «E voto convictamente em cada um deles.»

«Eu acho que o Dr. Fernando Medina é um bom candidato à Câmara de Lisboa e associo-me, na minha freguesia, a uma candidata que eu acho que é magnífica, excecional mesmo.»

Quando questionada sobre o assunto, Raquel Abecasis, candidata à Junta de Freguesia das Avenidas Novas, esclarece que existem três eleições distintas e que, por isso, «cada cidadão pode escolher votar em listas diferentes de partidos diferentes». A candidata explica que quando dirigiu o convite a Bagão Félix «estava consciente» do apoio dele ao candidato do PS à Câmara de Lisboa, «não achando que isso era uma incompatibilidade».

Bagão Félix vê as candidaturas às eleições autárquicas como pessoais e reitera que o apoio a Medina não vai influenciar a sua ideologia: «Se me perguntasse se votaria socialista numas eleições gerais? Evidentemente que não».

Gonçalves Pereira, porta-voz da candidatura de Assunção Cristas à Câmara de Lisboa, declara que «o CDS vê com bons olhos» a candidatura de Raquel Abecasis como «abrangente» e acrescenta que tem «condições para ser ganhadora». Sobre a posição de Bagão Félix, prefere dizer que «em nenhum momento irá fazer qualquer afirmação, qualquer juízo, qualquer comentário relativamente a uma decisão que cabe e coube ao Dr. Bagão Félix».

*Texto editado por António Rodrigues