ISEG

Previsão para quase 3% de crescimento em 2017

O produto interno bruto (PIB) terá aumentado para os 2,9% no terceiro trimestre, pelo que o ISEG prevê que o crescimento económico fique perto dos 3% em 2017.

“No geral, apesar de incompleta, a informação relativa ao terceiro trimestre torna bastante provável que o crescimento homólogo do PIB se tenha mantido próximo do verificado no segundo trimestre, estimando-se que este crescimento tenha atingido os 2,9%" escreve o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A síntese da conjuntura de outubro da instituição de ensino superior, divulgada esta quarta-feira, acrescenta que o valor “torna mais provável que o crescimento para a totalidade do ano de 2017, anteriormente previsto entre 2,6% e 3,0%, se venha a situar na banda superior desse intervalo".

O ISEG refere ainda que "o indicador de tendência da atividade global [...] mantém-se num patamar que corresponde a um nível de crescimento homólogo elevado”. Para esta subida “contribuíram, com ligeiras desacelerações no crescimento homólogo, o volume de negócios no comércio a retalho e nos serviços, e o consumo do cimento”.

Mais acelerada foi a subida do “índice de produção industrial (…) ligada ao crescimento homólogo da produção automóvel". Assim, apontam os economistas do instituto superior, "verifica-se alguma estabilidade neste indicador de tendência global e, possivelmente do nível de crescimento do PIB, pelo menos desde abril".

Os investigadores do ISEG admitem que o terceiro trimestre se tenha caracterizado por "um crescimento homólogo com ligeira desaceleração da Procura Interna, a qual pode ter sido compensada por um contributo mais positivo da Procura Externa Líquida, uma vez que o forte crescimento da produção automóvel se dirige sobretudo à procura externa".