Rui Rio afirma que PSD perderá “militante especial” se Santana sair

O líder social-democrata falou aos jornalistas no final de uma reunião com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que decorreu hoje no Porto

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou que Santana Lopes é um "militante especial" e "um ativo que o partido perde", caso se confirme a saída.

"O Dr. Santana Lopes faz parte da história do PSD e faz parte muito mais por bons episódios e bons motivos do que por motivos menos bons, isso é absolutamente inquestionável. Portanto é, como agora se diz, um ativo que o partido perde, se ele sair", apontou Rio em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que decorreu hoje no Porto.

O líder social-democrata lembrou ainda que Santana Lopes "foi presidente do partido" e "candidato muitas vezes".

"Está cá quase desde o 25 de abril, portanto é uma figura que todos nós acarinhamos dentro do partido. Se agora o futuro ele deseja estar fora do PSD, aí não tenho nenhum comentário a fazer. Neste caso o futuro a ele pertence", acrescentou.

Recordando que "ao longo dos anos, por diversas vezes, ele esteve para fazer isto (sair do PSD)", Rui Rio esclareceu que, quer num SMS que lhe enviou, quer numa entrevista que deu, Santana Lopes "teve o cuidado de esclarecer" que uma eventual saída do PSD não acontecia por "nada relativamente a ninguém em específico".

"Disse isso preto no branco", salientou Rui Rio, acrescentando não ter ainda falado com Santana sobre o assunto, mas garantindo que irá "falar, naturalmente".

Recorde-se que o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes assegurou na semana passada, em entrevista à Visão, que a sua intervenção política no PSD "acabou", mas sem esclarecer se se irá desfiliar deste partido e se pretende fundar uma nova formação política.