Operação Lex. Rui Rangel e Fátima Galante alvo de processos disciplinares

Juízes desembargadores são arguidos no caso que investiga suspeitas de corrupção.

Operação Lex. Rui Rangel e Fátima Galante alvo de processos disciplinares

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) instaurou processos disciplinares aos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, que são arguidos no âmbito do processo Operação Lex, refere fonte oficial à Lusa.

Em resposta à agência Lusa, o CSM explica que o inquérito disciplinar que decorria neste órgão foi convertido num processo disciplinar a 1 de outubro deste ano, por despacho do vice-presidente do CSM, Mário Belo Morgado.

A mesma fonte indica ainda que o processo disciplinar é de natureza reservada.

Recorde-se que a Operação Lex investiga suspeitas de corrupção e recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal e tem como arguidos principais o ex-casal e juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante.

No total, há 13 arguidos no âmbito desta operação que envolve, não só os juízes desembargadores, bem como o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares, e ainda João Rodrigues, advogado e ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Fátima Galante e Rangel foram suspensos de funções e ainda proibidos de contactar com os restantes arguidos do processo.