Sindicatos suspendem greve dos enfermeiros

A convocação de uma nova reunião estará na base da decisão dos sindicatos

Sindicatos suspendem greve dos enfermeiros

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) anunciou que a greve em blocos operatórios foi suspensa “até 17 de janeiro”. O anúncio surge momentos depois de os sindicatos terem sido convocados para uma nova reunião com o governo.

Lúcia Leite, dirigente da ASPE, tinha colocado a opção de suspender a greve, no final da reunião de sexta-feira, caso o governo aceitasse marcar uma nova reunião negocial.

"Neste momento, nós comprometemo-nos a suspender a greve caso nos seja confirmada a reunião de dia 17 com os dois ministérios [Saúde e Finanças] e com esta mesa negocial para tentarmos de facto chegarmos a um compromisso", disse a dirigente.

Entretanto, segundo a Lusa, o Ministério da Saúde já convocou os sindicatos para uma reunião a realizar na próxima quinta-feira, dia 17 de janeiro.

{relacionados}

A ASPE, na publicação de Facebook, anuncia que irá dar esclarecimentos sobre a suspensão em breve.

No site criado para angariar apoios para os enfermeiros em greve, a meta dos 400 mil euros foi atingida este sábado. Este dinheiro pretendia compensar os profissionais que aderissem à greve de longa duração. Esta é a segunda vez que o movimento procura apoio para o protesto, tendo conseguido 360 mil euros para a greve que durou de 22 de novembro a 31 de dezembro.