Enfermeiros mantém suspensa a greve nos blocos operatórios até nova reunião

No final da reunião desta quinta-feira os sindicatos garantiram que há margem para continuar a negociação

Enfermeiros mantém suspensa a greve nos blocos operatórios até nova reunião

A reunião entre os sindicatos dos enfermeiros e o governo abriu as portas para uma nova negociação e, por isso, a greve nos blocos operatórios vai manter-se suspensa até dia 30 de janeiro, data em que está marcada uma próxima reunião.

Depois de cerca de quatro horas de negociações, os representantes da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) garantiram aos jornalistas que existe margem para continuar a conversação.

Este é a segunda vez que a greve que estava marcada para a passada segunda-feira é suspensa. A primeira suspensão foi anunciada depois dos sindicatos terem sido convocados para a reunião que se realizou esta quinta-feira e, com uma nova reunião marcada, a greve deverá manter-se suspensa, pelo menos, até dia 30.

Na reunião estiveram a ministra da Saúde, Marta Temido e, em representação do Ministério das Finanças, a secretária de Estado do Emprego e Administração Pública, Maria de Fátima Fonseca.

Recorde-se que o protesto estava previsto durar até ao final de fevereiro e, por isso, um movimento online angariou mais de 420 mil euros para ajudar financeiramente os enfermeiros que aderissem à paralisação de longa duração.

Apesar do ASPE e do Sindepor manterem a greve suspensa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que esteve reunido com o Ministério da Saúde antes da reunião desta quinta-feira, vai manter a greve de quatro dias agendada para a próxima semana. Fonte sindical disse à Lusa que o Ministério da Saúde decidiu um “encerramento abrupto” unilateral do processo negocial.