Politica

Parlamento. Maratona para votar 200 páginas

Guião das votações para o último dia útil de plenário antes das férias já conta com 200 páginas. Todos os projetos que não forem incluídos caducam.

O Parlamento prepara-se para fazer uma maratona de votações no próximo dia 19 de julho, o último dia de plenário da Legislatura. Ainda falta fechar um largo conjunto de diplomas, mas os serviços da Assembleia da República já têm compiladas 200 páginas para votação.

Só na próxima quarta-feira se perceberá quantos diplomas vão ser votados, mas tudo aponta para mais de cinco horas a votar projetos, propostas e projetos de resolução. A conferência de líderes reúne no dia 17 de julho para definir se a maratona de votos obrigará a pausa para almoço. No passado dia 5 de julho, os deputados estiveram 3 horas a votar um total de 60 páginas.

No Parlamento ainda decorrem votações na especialidade de algumas propostas como é o caso da legislação laboral. Este será um dos diplomas a fechar até dia 19, a tempo da votação final global. Caso contrário, o processo caduca e é remetido para a próxima legislatura.

O que não for votado até dia 19 perde validade e terá de ser retomado em outubro com outro