Costa diz que é preciso prolongar confinamento e aumentar testagem

O primeiro-ministro referiu ainda que “o nível de confiança dos cidadãos na vacina tem vindo a aumentar”.

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta terça-feira, que o atual confinamento está a produzir resultados, mas que os elevados níveis da pandemia da covid-19 requerem que este seja prolongado.

“Da reunião sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, podemos concluir que o atual nível de confinamento está a produzir resultados, quer na redução de casos, como na pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde e também na limitação da circulação da variante britânica”, começou por escrever Costa, no Twitter, depois de  uma reunião no Infarmed, em Lisboa.

"Concluímos também que quanto maior for a intensidade do confinamento mais rápidos são os resultados; que os elevados níveis da pandemia requerem o prolongamento do atual nível de confinamento e que é necessário continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento", acrescentou.

O primeiro-ministro referiu ainda que "o nível de confiança dos cidadãos na vacina tem vindo a aumentar".

"Desde que a indústria farmacêutica continue a produzir ao nível agora estimado, conseguiremos alcançar o objetivo de termos no final do verão 70% da população adulta vacinada", rematou.