PSD quer que Santos Silva explique ida de doentes covid para o estrangeiro

Partido destaca casos de portugueses no estrangeiro impedidos de regressar devido ao controlo de fronteiras.

O PSD solicitou, esta quinta-feira, uma audição com caráter de urgência do ministro dos Negócios Estrangeiros. Em causa está a transferência de doentes portugueses para o estrangeiro e os portugueses no estrangeiro impedidos de regressar devido ao controlo de fronteiras.

No requerimento, o PSD refere que foi pela imprensa estrangeira que soube que “a Alemanha e a Áustria estavam disponíveis para receber doentes residentes em Portugal com covid-19, tendo em conta a atual situação grave e crítica do número de infetados e de internados, especialmente em cuidados intensivos".

Os sociais-democratas pretendem que Augusto Santos Silva explique aos deputados da Assembleia da República "até quantos doentes estão previstos para transferir, salvaguardando sempre uma forma adequada dos respetivos familiares poderem acompanhar e contactar os seus entes queridos doentes que sejam transferidos para cuidados hospitalares".

O partido refere ainda que "há conhecimento de vários casos de portugueses residentes no território nacional que, por vários motivos inadiáveis, se deslocaram ao estrangeiro e que se veem impedidos de regressar".

"Face a esta situação inesperada preocupante, enfrentando custos não previstos de realojamento e de deslocações, sem que os nossos serviços consulares consigam dar devida informação e apoio, é importante perceber o que o Governo tem planeado para atuar no imediato para apoiar estes nacionais", lê-se no mesmo requerimento.