Parlamento repete modelo restritivo de presenças na sessão solene do 25 de Abril

Em 2020, com Portugal em estado de emergência, estiveram presentes menos de 100 pessoas no hemiciclo.

Parlamento repete modelo restritivo de presenças na sessão solene do 25 de Abril

A Assembleia da República vai repetir o modelo restritivo de presenças do ano passado na sessão solene comemorativa do 47º aniversário do 25 de Abril de 1974, por causa da covid-19.

A decisão foi tomada no final da reunião da conferência de líderes parlamentares, tendo sido anunciada, esta quarta-feira, pela porta-voz Maria da Luz Rosinha, deputada socialista.

Recorde-se que no ano passado, com o país em estado de emergência, estiveram presentes menos de 100 pessoas no hemiciclo, entre convidados, deputados e membros do Governo.

Marcaram presença, em 2020, 46 dos 230 deputados: 19 do PS, 13 do PSD, quatro do Bloco de Esquerda, quatro do PCP, e um parlamentar por cada um dos restantes partidos – CDS, PAN, PEV, Chega e Iniciativa Liberal -, a que se somou a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

O Governo esteve representado apenas por quatro elementos: O primeiro-ministro, António Costa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

Os convidados sentaram-se todos nas galerias e não no espaço entre as bancadas dos partidos e do Governo.