Marcelo pede um “Portugal mais inclusivo” para manter o 5 de Outubro uma “data viva”

“Superada a pandemia” de covid-19, Portugal tem “nos anos próximos uma ocasião única e irrepetível de reconstruir destinos, de refazer esperanças, de renovar sonhos”, defendeu o chefe de Estado. Veja a cerimónia na íntegra.

Marcelo pede um “Portugal mais inclusivo” para manter o 5 de Outubro uma “data viva”

O Presidente da República discursou, esta terça-feira, na cerimónia comemorativa dos 111 anos da Implantação da República, na Câmara de Lisboa, que contou com a presença de Fernando Medina e de Carlos Moedas.

Marcelo Rebelo de Sousa apelou a que o 5 de Outubro se mantenha uma “data viva”, com um Portugal “mais inclusivo” e que aproveitando os fundos europeus para entrar a tempo no "novo ciclo da criação de riqueza".

"Portugueses, este 5 de Outubro de 2021 terá mesmo sentido para todos nós se for uma data viva. Uma data viva quer dizer um Portugal inclusivo e, por isso, mais justo. Uma data viva quer dizer um Portugal capaz de não perder o novo ciclo da criação de riqueza. (…) Uma data viva quer dizer um Portugal mais conhecedor, mais qualificado, mais culto, e por isso mais rico, mais inclusivo e mais justo", declarou o chefe de Estado no seu discurso.

O Presidente da República apelou a que "Portugal por uma vez entre a tempo, isto é, nos primeiros, e não no meio e menos ainda nos últimos, num novo ciclo económico do clima, energia, digital, ciência, tecnologia e renovado tecido produtivo".

Pediu ainda que os meios de financiamento adicionais, sejam usados “com rigor, eficácia e transparência".

Para o Presidente, "desta vez, falhar a entrada a tempo é perder, sem apelo nem agravo, uma oportunidade que pode não voltar mais".

Marcelo defendeu que "superada a pandemia" de covid-19, Portugal tem "nos anos próximos uma ocasião única e irrepetível de reconstruir destinos, de refazer esperanças, de renovar sonhos".

"A pensar em todos os portugueses, e desde logo nos que mais desesperam, e neles nos mais jovens, que são quem mais sofrem se essa ocasião passar ao nosso lado sem a assumirmos. Não a podemos perder. Não a vamos perder. Viva a República, viva Portugal", concluiu.

Poderá, abaixo, ver o vídeo da cerimónia completa: que inclui ainda o discursos de Fernando Medina.