Metro de Lisboa volta a circular depois de total paralisação devido a greve parcial

Segundo o site oficial, todas as estação já estão em funcionamento. Para esta quinta-feira está marcada uma greve de 24 horas para todos os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, coincidindo com o último dia da Web Summit. 

As linhas do metro de Lisboa já retomaram serviço depois de estarem paralisadas devido à segunda greve parcial. Segundo o site oficial do Metropolitano, todas as estações já estão com "circulação normal". 

Por volta das 6h50, desta terça-feira, nenhuma estação estava em funcionamento, disse Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) à agência Lusa. 

"À semelhança das greves da semana passada, a adesão é elevada. Está tudo parado, não há maquinistas. Não há circulação de comboios e as estações estão fechadas", adiantou Anabela Carvalheira. 

Entre as 5h e as 9h30, todos os trabalhadores do Metro de Lisboa cumpriram a segunda greve parcial, e depois entre as 9h30 e as 12h30, os administrativos irão paralisar serviço. A empresa previa que o serviço fosse retomado às 10h15.

Devido à paralisação, a Carris, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, vai reforçar quatro das suas carreiras rodoviárias para os dias de greve do Metro, hoje e quinta-feira. 

Note-se que para esta quinta-feira está marcada uma greve de 24 horas para todos os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, pelo que se "prevê que o serviço de transporte encerre a partir das 23h00 do dia 03 de novembro [quarta-feira], e reabra às 06h30 de dia 05 de novembro [sexta-feira]". A greve vai coincidir com o último dia da Web Summit, que está a acontecer desde segunda-feira, no Altice Arena. 

"Caso sejam decretados os serviços mínimos com circulação de comboios, a empresa avaliará se terá condições operacionais para reabrir o serviço entre as 00h00 e as 01h00 de dia 5 de novembro [sexta-feira]", indicou o Metropolitano de Lisboa no sábado em comunicado.