Itália acolhe menina afegã dos famosos olhos verdes que foi capa da National Geographic em 1985

A chegada da mulher afegã, atualmente com 49 anos, aconteceu na sequência de várias petições da sociedade civil, nomeadamente de organizações não-governamentais (ONG) ativas no Afeganistão.

O Governo Italiano anunciou na quinta-feira que a afegã Sharbat Gula, famosa pelos seus grandes olhos verdes captados pela lente do fotógrafo Steve McCurry em 1985, que foi capa da revista National Geographic, chegou a Roma no âmbito do programa italiano de asilo e retirada do Afeganistão. 

O executivo de Mario Draghi confirmou que a chegada da mulher afegã, atualmente com 49 anos, aconteceu na sequência de várias petições da sociedade civil, nomeadamente de organizações não-governamentais (ONG) ativas no Afeganistão.

Como muitos dos outros afegãos, Gula pediu a organizações humanitárias para a ajudarem a deixar o país depois da tomada de poder dos talibãs em agosto passado. 

Por sua vez, o Governo italiano “promoveu e organizou” a ida da mulher afegã para Itália no âmbito do seu programa de retirada de afegãos do país, que pretende garantir “acolhimento e integração”, elucidou o executivo.

Foi com apenas 13 anos, que a jovem Sharbat Gula comoveu o mundo com a força dos seus olhos verdes, graças a uma fotografia tirada pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry num campo do Paquistão, com a qual ilustrou uma reportagem sobre refugiados afegãos em junho de 1985.