Coimbra. Manuel Machado abandona vereação

A saída de Manuel Machado do executivo de Coimbra põe fim à sua ligação formal a uma autarquia que presidiu durante 19 anos.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, recentemente derrotado pelo PSD nas eleições autárquicas, renunciou ontem ao cargo de vereador no executivo conimbricense. Será substituído por José Dias, ex-presidente da Associação Académica de Coimbra. O anúncio foi feito por José Manuel Silva, atual líder do município.

Suspensão de mandato na ANMP

Após perder as eleições para uma maioria absoluta de José Manuel Silva, Manuel Machado havia pedido uma suspensão de mandato durante o período de organização do último congresso da Associação Nacional de Municípios, entidade que liderou nos últimos oito anos. Tendo este congresso terminado há uma semana – e não tendo Manuel sido reeleito para o cargo que tinha na Associação -, o autarca dá por encerrado o seu trabalho lá e em Coimbra.

Presidente 19 anos

A saída de Manuel Machado do executivo de Coimbra põe fim à sua ligação formal a uma autarquia que presidiu durante 19 anos: entre 1990 e 2001 e entre 2013 e 2021. Nas últimas autárquicas, a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP) teve 43,92% dos votos – seis mandatos -, enquanto o PS alcançou 32,65%, o que equivale a quatro lugares.