Ucrânia. ONU fala em 10 milhões de deslocados

Nestas enquadram-se pessoas que fugiram do país ou que tiveram de se deslocar internamente.

Ucrânia. ONU fala em 10 milhões de deslocados

Já fugiram das suas casas 10 milhões de pessoas, devido à guerra na Ucrânia feita pela Rússia, anunciou este domingo o alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

"A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões de pessoas fugiram, deslocadas internamente ou refugiadas no exterior", escreveu o responsável na rede social Twitter.

 

 

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) adiantou também este domingo que já deixaram o país desde a invasão russa 3.389.044 ucranianos, tendo outros 60.352 seguido caminho do êxodo.

"Entre as responsabilidades daqueles que fazem a guerra, em todo o mundo, está o sofrimento infligido aos civis que são forçados a fugir de suas casas", acrescentou ainda Grandi.

Cerca de 90% das pessoas que deixaram o país são mulheres e crianças, uma vez que os homens com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos não o podem fazer por existir a possibilidade de serem mobilizados para a guerra.

A UNICEF, agência das Nações Unidas para as crianças, afirmou que mais de 1,5 milhões de crianças se encontram entre o número de pessoas que fugiram para o exterior e alertou para os riscos de tráfico e exploração de seres humanos que enfrentam são "reais e crescentes".

Já a Organização Internacional para as Migrações (OIM) adiantou,a quarta-feira, que 162.000 cidadãos de países terceiros fugiram da Ucrânia para Estados vizinhos.

Além disso, há ainda um número elevado de pessoas que deixaram as suas casas mas permaneceram dentro das fronteiras ucranianas, sendo que, depois de uma investigação, a OIM informou que cerca de 6,48 milhões de pessoas estavam deslocadas internamente.

Antes do conflito começar, e excluindo a Crimeia anexada à Rússia e áreas separatistas pró-Rússia no leste, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões de pessoas.