Politica

Governo apresenta Programa que já prevê consequências da guerra na Ucrânia. Acompanhe em direto

Mariana Vieira da Silva apresenta Programa do Governo, que será discutido no plenário do Parlamento nos dias 7 e 8 de abril.


O Programa do XXIII Governo Constitucional foi entregue, esta sexta-feira, ao presidente da Assembleia da República. Destaque para a implementação célere de medidas para a diminuição da dependência energética de Portugal e União Europeia e para conter a atual escalada de preços.

Ambos os pontos estão incluídos na parte do Programa dedicada às consequências políticas e económicas resultantes da intervenção militar russa na Ucrânia.

"Nova conjuntura criada pela agressão militar da Rússia contra Ucrânia, a participação portuguesa na União Europeia aumenta ainda mais: seja no plano geoestratégico (designadamente no que toca à implementação da nova Bússola Estratégica para a política comum de segurança e defesa; seja no plano político-diplomático, com as sanções em curso contra a Rússia e a procura de criar condições para uma negociação capaz de chegar a uma solução para o conflito); seja no plano humanitário, acolhendo os refugiados ucranianos", lê-se no Programa, agora apresentado em conferência de imprensa, liderada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

 

Os comentários estão desactivados.