Marcelo Rebelo de Sousa recebe Rui Moreira em Belém

Audiência ocorre uma semana depois de Rui Moreira ter anunciado saída da ANMP.

Marcelo Rebelo de Sousa recebe Rui Moreira em Belém

Marcelo Rebelo de Sousa vai, esta segunda-feira, reunir-se no Palácio de Belém com Rui Moreira, uma semana depois de o autarca ter anunciado que a Câmara do Porto ia sair da Associação Nacional de Municípios (ANMP).

A notícia foi avançada pela SIC Notícias, que adianta que a audiência acontece na sequência de um pedido feito por Rui Moreira, na passada semana. O encontro decorrerá esta tarde, depois de o Presidente da República participar na inauguração da exposição “A Oficina de Saramago”, agendada para as 16h30.

A Câmara do Porto discorda da forma como foram conduzidas as negociações acerca da descentralização de competências, assim como os municípios da Trofa, Póvoa do Varzim, Vale de Cambra, Pinhel e Coimbra, que ameaçaram abandonar a associação.

O executivo da autarquia já tinha aprovado a saída da ANMP, com os votos a favor do movimento independente, a abstenção do vereador do PSD Alberto Machado e os votos contra do PS, BE, CDU e do social-democrata Vladimiro Feliz.

Rui Moreira manifestou a vontade de abandonar o organismo a 12 de abril, tendo referido que não se sentia em "condições" para passar "um cheque em branco" à ANMP para negociar com o Governo a transferência de competências.

A partir de agora, o município assumirá de forma "independente e autónoma" as negociações com o Estado em relação à descentralização de competências, "sem qualquer representação".