Marcelo diz que profissionais de saúde portugueses são “marca de qualidade” do país no Reino Unido

Chefe de Estado deu o exemplo do enfermeiro português que prestou assistência a Boris Johnsson, quando este teve internado com covid-19, em abril de 2020.

O presidente da República visitou este sábado, a propósito das comemorações do 10 de junho, um hospital em Londres, onde afirmou que os profissionais de saúde portugueses são uma "marca de qualidade" de Portugal no Reino Unido.

"Uma marca de qualidade, uma das muitas marcas de qualidade no Reino Unido, é a vossa", disse Marcelo Rebelo de Sousa, no hospital Royal Brompton, onde trabalham mais de 100 portugueses.

O chefe de Estado fez questão de recordar a altura em que o próprio primeiro-ministro português este internado com covid-19 no Hospital de St. Thomas, tendo sido assistido por um enfermeiro português, em abril de 2020.

“Bastava ser por qualquer cidadão, mas deu um prazer especial ser a todos os níveis verificado", sublinhou, agradecendo a "dedicação e humildade" dos profissionais de saúde, sobretudo durante a pandemia, que implicou "mais risco, mais horas extra, mais mais sacrifício familiar e da vida pessoal".

Marcelo Rebelo de Saúde disse ainda que embora considere ser "um grande orgulho" ouvir elogios dos responsáveis do hospital sobre a competência dos portugueses, salientou que não desistiu de os ter de volta em Portugal.

"Para já têm de ir e vir (…) mas depois espero que, a seguir à experiência britânica, venham ter a experiência portuguesa novamente", acrescentou.