Apreendidos no porto de Setúbal mais de 21 milhões de cigarros

Foi evitado que entrassem na cadeia de consumo, o que iria provocar uma “evasão de cerca de 4,77 milhões de euros de tributos, com prejuízo de igual montante para os cofres da União Europeia e do Estado português, diz o comunicado conjunto da GNR e da Autoridade Tributária e Aduaneira. 

Mais de 21 milhões de cigarros foram apreendidos no porto de Setúbal pela Autoridade Tributária e Aduaneira, acondicionados em caixas e prontos para serem comercializados, estando escondidos por outra mercadoria. 

Em comunicado conjunto, a GNR e a Autoridade Tributária e Aduaneira explicam que a apreensão foi realizada na sequência de uma operação conjunta da Divisão Operacional do Sul da Direção de Serviços Antifraude Aduaneira e da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR) de controlo a dois contentores no porto de Setúbal, sendo um proveniente dos Emirados Árabes Unidos e o outro da Geórgia.

Depois de ter sido realizada a descarga destes contentores, foi verificado que transportavam um total de 21.410.000 cigarros, prontos para serem comercializados, que se encontravam escondidos por outra mercadoria que constava dos documentos como constituindo a totalidade da carga dos contentores.

"A fim de salvaguardar os interesses financeiros e a preservação da saúde pública dos 27 Estados da União Europeia, os cigarros foram apreendidos", pode ler-se no mesmo texto. 

Deste modo, foi evitado que entrassem na cadeia de consumo, o que iria provocar uma "evasão de cerca de 4,77 milhões de euros de tributos, com prejuízo de igual montante para os cofres da União Europeia e do Estado português".

O comunicado diz ainda que foi instaurado um procedimento criminal.