Marcelo Rebelo de Sousa convoca Conselho de Estado para discutir “situação económica e social” do país

A reunião está marcada para a próxima sexta-feira, dia 28 de outubro. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta sexta-feira, a convocação de uma reunião do Conselho de Estado, no Palácio de Belém, para discutir o contexto "económico e social" do país. 

"O Presidente da República reúne o Conselho de Estado no próximo dia 28 de outubro, pelas 15 horas, no Palácio de Belém, com o único ponto da ordem de trabalhos: Análise sobre a situação económica e social em Portugal", lê-se num comunicado da Presidência da República através do site oficial. 

A última vez que o Conselho de Estado esteve reunido foi no final de junho e teve a participação do convidado John Kerry, enviado especial do Presidente dos Estados Unidos da América para o clima. O tema da última reunião centrou-se na questão das alterações climáticas e da transição energética à luz da realidade geopolítica provocada pela guerra na Ucrânia. 

O conflito militar continua como pano de fundo das discussões do Conselho de Estado, que desta vez vai analisar o impacto da inflação teve nos portugueses. 

Além do Presidente da República, compõem o Conselho de Estado o primeiro-ministro em funções, António Costa, o presidente do Tribunal Constitucional, a Provedora de Justiça, os presidentes dos governos regionais da Madeira e dos Açores, os antigos chefes de Estado Cavaco Silva e Ramalho Eanes.

O chefe de Estado também designou António Lobo Xavier, António Damásio, Lídia Jorge, Luís Marques Mendes e Leonor Beleza como conselheiros de Estado durante a vigência do seu mandato, e o parlamento elegeu Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Manuel Alegre, Sampaio da Nóvoa e Miguel Cadilhe até ao final da legislatura.