Brilhante Dias diz que divulgação de documentos é ‘crime muito grave’ e acusa deputados da direita

“Alguns grupos parlamentares, especialmente à Direita, estão a fazer o trabalho dos advogados daqueles que intentam contra o Estado”, considera.

O líder parlamentar do PS considera “muito grave” a divulgação de documentação confidencial contra o Estado, sobre o caso da TAP.

Para Eurico Brilhante Dias tratou-se de uma "divulgação parcial" e "seletiva", com origem “muito provavelmente em membros de um órgão de soberania".

"Alguns grupos parlamentares, especialmente à Direita, estão a fazer o trabalho dos advogados daqueles que intentam contra o Estado", disse o socialista, em conferência de Imprensa na Assembleia da República.

"O Governo entregou toda a documentação pedida. Aliás, manifestou, nos últimos dias, forte preocupação que a defesa do Estado fosse debilitada por fugas de informação seletivas dessa documentação. O Governo tinha razão”, acusou Brilhante Dias. “Todos os esforços do seu presidente [da comissão de inquérito da TAP] e dos serviços da Assembleia da República” não foram suficientes “para que um conjunto de deputados não fizesse aquilo que é um crime, que deputados e equipas de assessoria de deputados não praticassem aquilo que é um crime".

O líder da bancada do PS pede uma averiguação à alegada fuga e sublinha que os documentos, entregues pelo Governo à comissão parlamentar de inquérito da TAP, tinham sido ‘classificados’ pelo Gabinete Nacional da Segurança.

Recorde-se que em causa está a divulgação, na quinta-feira à noite, por órgãos de informação de mensagens e mails sobre o caso, e que envolvem o Governo.