Avatar de Adriana Miranda Ribeiro

Adriana Miranda Ribeiro


  • Casas que fazem bem à saúde

    Desde o início de 2014 que Marcelina Guimarães, arquitecta, e Miguel Fernandes, geobiológo, aliam competências num casamento profissional. Na Habitat Saudável avaliam a biohabitalidade das casas, ou seja, analisam habitações para perceberem se são ou não saudáveis. “A casa é uma terceira camada da nossa vida”, explica a arquitecta. “Depois da nossa própria pele e…

    Casas que fazem bem à saúde

  • A nova estrela da Invicta

    “Bem-vindo ao clube, amigo!”. Foi com esta mensagem do chef Vincent Farges, do restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais (estrela Michelin desde 2001), que Pedro Lemos ficou a saber que o seu restaurante na Foz Velha do Porto tinha sido galardoado com a estrela Michelin. “Estava a fazer sanduíches no Stash, o restaurante que partilho…

    A nova estrela da Invicta

  • Atlas: 100 profissionais que carregam o mundo às costas

    Eva Bastos tem 26 anos e especializou-se em design de calçado. Apesar de esta ser uma das indústrias nacionais mais prósperas, trabalha em condições precárias. Por esse motivo, e apesar da timidez, esta recém-licenciada sobe ao palco do Teatro do Rivoli no dia 20 de Dezembro. Faz parte do elenco de ATLAS, que estreia na…

    Atlas: 100 profissionais que  carregam o mundo às costas

  • O renascer dos pedreiros

    A torre da Cooperativa dos Pedreiros [CP] é um elemento marcante da paisagem do Porto. O edifício, situado na zona mais alta da cidade, impõe-se ao olhar dos portuenses há quase 50 anos.

    O renascer dos pedreiros


  • Farfetch: A Amazon das roupas de luxo é portuguesa

    Há negócios que conseguem prosperar mesmo nas alturas mais difíceis. Em Portugal o comum dos mortais aperta o cinto, que já apresenta desgaste e há muito não é renovado. Mas, por esse mundo fora, não faltam guarda-roupas que continuam a crescer, com peças caras e glamourosas. “O mundo é muito grande”, diz José Neves. A…

    Farfetch: A Amazon das roupas de luxo é portuguesa

  • A segunda vida das Galerias Lumière

    “Este espaço é como os gatos. Já teve sete vidas”, conta Rosa Maria, que se lembra das Galerias Lumière “desde sempre”. À semelhança de muitos portuenses da sua idade, Rosa guarda na memória as sessões de cinema nas salas A e L, quando a vida na Invicta se desenrolava a outro ritmo. “Os meus pais…

    A segunda vida das Galerias Lumière

  • Jardins por um fio

    O projecto inspira-se numa técnica milenar japonesa (kokedama), mas a sua autora é bem portuguesa. Apesar de Ana Miguel desenvolver o seu trabalho como arquitecta paisagista em Vila Real, a sua paixão pelo mundo vegetal não conhece fronteiras. Os seus pequenos e delicados objectos sintetizam, numa interpretação pessoal, o jogo entre a ciência e a…

    Jardins por um fio

  • Oporto Insight, o lado B da Invicta

    Foi debaixo da Ponte D. Luís, um dos pontos mais emblemáticos da cidade do Porto, que decorreu o encontro entre o SOL e Marta Castelo e Paulo Ranito, os mentores deste projecto. “Até 1943 pagava-se uma espécie de portagem para passar esta ponte. Usava-se uma moeda tipo ficha, que começou a ser utilizada nas lojas…

    Oporto Insight, o lado B da Invicta


  • Matosinhos: Uma cidade gourmet

    Há 57 anos que Ana Lucas pica o ponto diariamente na PortugalNorte. É uma das 85 funcionárias que enche as cerca de 90.000 latas que saem, todos os dias, desta fábrica situada numa das artérias principais de Matosinhos. Para além das décadas de experiência a trabalhar o peixe, traz consigo as memórias do ‘antigamente’, quando…

    Matosinhos: Uma cidade gourmet

  • Próxima paragem: Campanhã

    Uma mercearia, um clube desportivo, um pequeno restaurante, um albergue social e seis ‘ilhas’, onde residem dezenas de pessoas. A rua de Miraflor, uma das inúmeras vias da freguesia de Campanhã, é estreita, mas tem lugar para tudo isto e ainda mais. Nomeadamente para 11 armazéns que em tempos serviram como espaços de ‘retém’ de…

    Próxima paragem: Campanhã

  • O jardim das aromáticas

    No século XIV a Quinta do Paço assistiu a um dos maiores romances de que há memória: D. Pedro e D. Inês viveram aqui dois dos mais felizes anos da sua relação. Dessa época, curiosamente, resta apenas um pombal. Hoje a história de amor é outra e tem como protagonista Luís Alves, um dos mentores…


  • Luxo artesanal à prova de imitações

    “Estão a ver este móvel?”, pergunta Manuel Ferreira apontando para a fotografia de um aparador de sala de jantar numa revista de decoração. “É isto que eu quero fazer num futuro próximo”. A particularidade da peça é o preço – 160 mil euros – e o facto de estar à venda não em lojas de…



  • ‘O mercado da arte é uma selva’

    Já lá vão mais de 20 anos desde que Fernando Santos se fixou naquela que mais tarde haveria de ficar conhecida como ‘rua das galerias’. Hoje representa grandes nomes das artes plásticas portuguesas e internacionais, como Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Nikias Skapinakis, Alberto Carneiro, Georg Baselitz ou Antoni Tàpies. Mas quando se estabeleceu neste…


  • Uma artéria que ferve em lume brando

    Considerado no mês pasado o ‘Melhor Destino Europeu’, o Porto repete a façanha de 2012. E uma artéria em particular começa a dar nas vistas – a Rua dos Caldeireiros. Entre prédios devolutos e negócios centenários, novas ideias ganham forma. Já há quem fale da febre dos negócios e compare o fenómeno dos Caldeireiros ao das Galerias…


  • Portugal e as fábricas de chocolate

    Marcas como a Arcádia ou a Avianense jogam com o sentido do palato, mas também com o imaginário colectivo português. No ranking das fábricas de chocolate, a Imperial é rainha, com mais de 4200 toneladas produzidas por ano. Já a Equador alia misturas exóticas a histórias de encantar para cativar os seus clientes.


  • Doces tentações para saciar a gula

    Porto, Póvoa de Varzim, Fão, Viana do Castelo e Guimarães. O SOL fez-se à estrada para saborear as histórias e os segredos por trás de alguns dos monumentos gastronómicos mais sedutores a norte do Douro. Uns têm mais de 100 anos e outros são um fenómeno recente. Independentemente da idade, formato ou ingredientes, movem multidões…



  • Guimarães: a noite mais longa

    “Esta é uma festa por que toda a gente anseia, para poder pegar na caixa e nos bombos que ficaram guardados um ano inteiro. Nesta noite, aproveita-se ao máximo para estar com os antigos colegas da escola”. É assim que Rui Castro, o Presidente da comissão organizadora, define as Festas Nicolinas.


  • Ficção científica made in Portugal

    Na semana passada chegou às salas de cinema Collider, uma das raras produções portuguesas de ficção científica. O filme, que reuniu actores irlandeses, ingleses e portugueses, conta já há vários meses com uma legião de fãs. O universo Collider tem também disponível uma webseries, um jogo para plataformas móveis e um livro de banda desenhada, que obrigou…


  • Circuito alternativo em palco principal

    Das dezenas de grupos de teatro que povoam o circuito alternativo da cidade do Porto, 16 sobem aos palcos do Corrente Alterna até 22 de Setembro. Uma co-produção da Companhia Erva Daninha e do Teatro Nacional São João que dá visibilidade a companhias que se habituaram a estar no limiar da sobrevivência.